menu

Quando um imóvel mobiliado é a melhor opção?

4 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Alugar um imóvel pode representar uma nova etapa na sua vida. Por isso, é preciso fazer algumas considerações antes de fechar o negócio. Uma das principais decisões a ser tomada é em relação à mobília: Alugar ou não um imóvel mobiliado?

A locação de imóveis mobiliados é uma prática muito comum em outros países, como na Espanha, por exemplo, onde a família leva consigo apenas seus objetos pessoais para a nova residência. Porém, aqui no Brasil, essa prática ainda não é muito comum, mesmo havendo uma boa procura. É uma ótima opção para recém-casados, estudantes de outras regiões e profissionais que possuem uma grande mobilidade, em relação à transferência de cidades e estados. 

Por serem imóveis com móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos inclusos, o valor costuma ser entre 10% e 20% mais alto que os imóveis sem mobília. O valor excedente pode compensar se o interessado estiver à procura de praticidade, comodidade e não quer perder tempo.

Vamos conhecer as principais vantagens e desvantagens de alugar um imóvel mobiliado.

Vantagens

Economia de tempo e dinheiro: as residências mobiliadas economizam o tempo e o dinheiro no investimento de móveis e decoração. Isso é ótimo para quem busca praticidade. Porém o imóvel não irá ficar com a “cara” do dono, já que não é possível substituir a mobília por seus móveis pessoais. A economia também reflete sobre o transporte da mudança e a preocupação com a organização da nova casa, já que tudo está em seu lugar.

Tempo de aluguel: o tempo que você permanecerá no imóvel também entra na balança na hora da decisão. Às vezes a decisão do aluguel é temporária para atender a alguma situação de curto ou médio prazo. Para essas situações, onde a permanência no imóvel seja de até 4 anos, a mobília torna-se interessante.

Desvantagens

Estado da mobília: muito provavelmente você não foi o primeiro e não será o último a utilizar a mobília. A passagem de diversos moradores ao longo dos anos é grande. Como os móveis já foram usados por várias pessoas, talvez eles não estejam em perfeito estado. Por isso, avaliar o estado da mobília é importante. Fazer junto ao locador uma avaliação quanto à conservação dos móveis, evitando assim uma dor de cabeça futura, é o ideal.

Seu estilo: para quem pretende se estabelecer em um lugar alugado a longo prazo, ou seja, um tempo maior do que três ou quatro anos, a ideia de alugar um imóvel com mobília pode não ser a solução ideal. Você pode não se sentir à vontade com a decoração daquela que será a sua casa. Afinal, as suas prioridades e gostos podem ser totalmente diferentes e isso pode se tornar um inconveniente ao longo do tempo.

Bagagem antiga: desfazer-se desses pertences pode parecer uma solução perfeita em um primeiro momento, mas essa saída pode ser problemática se você precisar mudar novamente de endereço e optar por um imóvel vazio.

No fim das contas, a decisão de alugar um imóvel com mobília ou uma residência vazia é bastante pessoal. Como vimos, um dos principais pontos a ser analisado é o tempo de permanência no imóvel. Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens, basta avaliar qual cenário se encaixa melhor nas suas prioridades neste momento e organizar a mudança!

Os imóveis da Apolar Personnalité passam por uma cuidadosa avaliação, para manter sempre o padrão elevado que nossos clientes procuram. Trabalhamos com excelentes profissionais, buscando novidades no mercado imobiliário e trazendo sempre o melhor investimento para você. Confira o nosso site e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e notícias sobre imóveis em Curitiba.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.