Alugar um imóvel pode representar uma nova etapa na sua vida. Por isso, é preciso fazer algumas considerações antes de fechar o negócio. Uma das principais decisões a ser tomada é em relação à mobília: Alugar ou não um imóvel mobiliado?

A locação de imóveis mobiliados é uma prática muito comum em outros países, como na Espanha, por exemplo, onde a família leva consigo apenas seus objetos pessoais para a nova residência. Porém, aqui no Brasil, essa prática ainda não é muito comum, mesmo havendo uma boa procura. É uma ótima opção para recém-casados, estudantes de outras regiões e profissionais que possuem uma grande mobilidade, em relação à transferência de cidades e estados. 

Por serem imóveis com móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos inclusos, o valor costuma ser entre 10% e 20% mais alto que os imóveis sem mobília. O valor excedente pode compensar se o interessado estiver à procura de praticidade, comodidade e não quer perder tempo.

Vamos conhecer as principais vantagens e desvantagens de alugar um imóvel mobiliado.

Vantagens

Economia de tempo e dinheiro: as residências mobiliadas economizam o tempo e o dinheiro no investimento de móveis e decoração. Isso é ótimo para quem busca praticidade. Porém o imóvel não irá ficar com a “cara” do dono, já que não é possível substituir a mobília por seus móveis pessoais. A economia também reflete sobre o transporte da mudança e a preocupação com a organização da nova casa, já que tudo está em seu lugar.

Tempo de aluguel: o tempo que você permanecerá no imóvel também entra na balança na hora da decisão. Às vezes a decisão do aluguel é temporária para atender a alguma situação de curto ou médio prazo. Para essas situações, onde a permanência no imóvel seja de até 4 anos, a mobília torna-se interessante.

Desvantagens

Estado da mobília: muito provavelmente você não foi o primeiro e não será o último a utilizar a mobília. A passagem de diversos moradores ao longo dos anos é grande. Como os móveis já foram usados por várias pessoas, talvez eles não estejam em perfeito estado. Por isso, avaliar o estado da mobília é importante. Fazer junto ao locador uma avaliação quanto à conservação dos móveis, evitando assim uma dor de cabeça futura, é o ideal.

Seu estilo: para quem pretende se estabelecer em um lugar alugado a longo prazo, ou seja, um tempo maior do que três ou quatro anos, a ideia de alugar um imóvel com mobília pode não ser a solução ideal. Você pode não se sentir à vontade com a decoração daquela que será a sua casa. Afinal, as suas prioridades e gostos podem ser totalmente diferentes e isso pode se tornar um inconveniente ao longo do tempo.

Bagagem antiga: desfazer-se desses pertences pode parecer uma solução perfeita em um primeiro momento, mas essa saída pode ser problemática se você precisar mudar novamente de endereço e optar por um imóvel vazio.

No fim das contas, a decisão de alugar um imóvel com mobília ou uma residência vazia é bastante pessoal. Como vimos, um dos principais pontos a ser analisado é o tempo de permanência no imóvel. Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens, basta avaliar qual cenário se encaixa melhor nas suas prioridades neste momento e organizar a mudança!

Os imóveis da Apolar Personnalité passam por uma cuidadosa avaliação, para manter sempre o padrão elevado que nossos clientes procuram. Trabalhamos com excelentes profissionais, buscando novidades no mercado imobiliário e trazendo sempre o melhor investimento para você. Confira o nosso site e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e notícias sobre imóveis em Curitiba.

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Google+0

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here