Santa Catarina é um destino cobiçado pela maioria dos brasileiros. Os motivos para isso não se limitam apenas às exóticas praias que o estado oferece, mas também incluem a qualidade de vida e as múltiplas opções para quem deseja começar (ou expandir) os negócios.

Quem mora em Santa Catarina dificilmente almeja se mudar para outro estado, pois a tranquilidade que o estado oferece chega a impressionar qualquer tipo de pessoa. Confira agora as cidades catarinenses que recebem maior destaque. As escolhas das cidades foram baseadas no IDH médio e em outros dados demográficos:

IDH – Índice de desenvolvimento humano. Variando entre 0 e 1, é usado para medir o desenvolvimento de países e regiões, utilizando como base dados de expectativa de vida, escolaridade e renda per capita de seus habitantes.

Florianópolis

Florianópolis é um pedaço do paraíso na terra. A cidade engloba algumas das mais bonitas do Brasil e até mesmo do mundo, como a Praia dos Ingleses, a Praia da Joaquina, a Praia Mole, a Praia da Lagoinha do Leste e a Praia da Galheta. Para quem não dispensa uma tarde de sol e mar, a cidade tende a ser ideal.

Além disso, a capital catarinense aparece na primeira posição entre as cidades de seu estado com melhor IDH, com um índice de 0,847. Na questão econômica, Florianópolis se destaca no comércio e serviços, em boa parte impulsionada pelo turismo, pela produção de mariscos e pela atuação de empresas de tecnologia. A cidade também abriga a sede da Universidade Federal de Santa Catarina.

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é outra região conhecida por apresentar belas paisagens em meio à natureza e praias encantadoras. Entre esses pontos, é possível citar a Praia das Laranjeiras, o Cristo Luz, o Complexo Turístico do Morro do Careca, a Barca Pirata e a Praia Brava. Portanto, se você busca uma opção de local calmo que não seja Florianópolis, considere Balneário Camboriú.

Além disso, a cidade apresenta o segundo melhor IDH das cidades de Santa Catarina, com 0,845. Segundo dados do IBGE de 2014, o munícipio, localizado na foz do Rio Itajaí, tem uma população de 125 mil habitantes. A sua economia se baseia na prestação de serviços, no comércio e no turismo, de modo que centenas de milhares de visitantes buscam Balneário Camboriú para desfrutar de suas praias todos os anos.

Se você pretende se mudar para alguma das cidades citadas ao longo do texto, consulte a Apolar. Nós realizamos seu sonho de imóvel próprio em um piscar de olhos.

Joinville

Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina, com cerca de 550 mil habitantes. Localizada na região nordeste do estado, possui a incrível 21° colocação entre as cidades brasileiras com melhor IDH, com um índice de 0,809.

Apesar de não possuir praias, a cidade oferta diversas atrações relacionadas ao lazer, como o o Mirante do Morro da Boa Vista, a Estrada Bonita, o Parque Zoobotânico, o Parque da Expoville, o Parque Porta do Mar, o Recanto Nascentes Divinas e o Pórtico e Moinho da XV. Para quem deseja adquirir mais bagagem histórica, há também o Museu Nacional do Corpo de Bombeiros, o Museu de Arte Joinville, o Museu Nacional de Imigração e Colonização, entre diversas outras opções culturais.

Não deixe o fator praia influenciar sua decisão de se mudar para Joinville, pois a cidade possui fácil acesso a elas, estando a 68,3km da cidade de Penha – que conta com algumas das mais belas praias da região. Além disso, economicamente Joinville é o terceiro maior polo industrial do sul do Brasil, contendo diversas empresas – inclusive a Fundição Tupy, que é considerada a maior do mundo em seu segmento.

Joaçaba

Joaçaba está localizada longe das praias, sendo alvo de disputa entre o Paraná e Santa Catarina no começo do séc. XX. Apesar disso, a cidade, de aproximadamente 28 mil habitantes, possui o incrível IDH de 0,827, sendo considerada uma das regiões que oferece maior calmaria e sossego aos seus habitantes.

Com relação aos pontos turísticos, a cidade apresenta a Catedral Santa Terezinha, o Teatro Auditório Afonso Brescht, o Museu Frei Miguel e, para quem não dispensa belas vistas verdes, o Monumento Frei Bruno – um dos mais requisitados pontos turísticos do município.

Na questão econômica, Joaçaba destaca-se na indústria de equipamentos agrícolas e na produção agropecuária.

Concórdia

Com cerca de 72 mil habitantes, Concórdia é a terceira maior cidade de Santa Catarina e um dos melhores valores de IDH do estado, de 0,893. Sua economia é baseada no segmento agroindustrial, liderando a produção nacional de suínos e aves. No local, encontra-se a maior bacia leiteira de Santa Catarina e o Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves. Além disso, a conceituada marca Sadia foi fundada em Concórdia, de modo que a cidade é ideal para quem presta serviços relacionados a essa área.

Os pontos turísticos de Concórdia englobam o Memorial Attílio Fontana, o Parque Estadual Fritz Plaumann, a Praça Dogello Goss, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rósário, o Centro de Eventos Concórdia, o Museu Histórico Hermano Zanoni, a Fronteira da Querência, entre muitas outras opções para quem deseja passear com a família ou conhecer locais históricos.

Outros locais

Além das cidades já citadas, a região catarinense oferece também outras opções interessantes, como Itajaí (IDH de 0,795), Itapema (IDH de 0,796), Brusque (IDH de 0,795) e Blumenau (IDH de 0,806).

Os dados citados ao longo do texto foram baseados principalmente no site atlas brasil (alguns dados foram procurados em sites alternativos por conta da atualização). Os mesmos são constantemente atualizados, portanto, é sempre bom ficar atento.

Santa Catarina é um estado que oferece serviços para suprir praticamente qualquer tipo de necessidade, independentemente de elas serem relacionadas ao lazer ou ao próprio trabalho. Se você está pensando em se mudar para região, considere as dicas citadas ao longo deste texto, pois elas serão de grande ajuda. Para encontrar seu imóvel perfeito na região catarinense, conte com a Apolar, pois oferecemos as melhores opções com os menores preços. Apolar, nossa vida se baseia em facilitar a sua.

Baixe também nosso E-book online sobre financiamento de imóveis gratuitamente e aprenda as melhores condições para financiar sua nova moradia.

CompartilheShare on Facebook6Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Google+0

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here