menu

chao

 

O processo de mudança residencial pode ser exaustivo e trazer consigo diversas etapas burocráticas. No entanto, ao dar fim a este processo e garantir o seu imóvel, surgem outras preocupações pertinentes a respeito da organização de sua nova casa. É necessário ter em mente, as exigências para estabelecer um novo lar, levando em consideração a inspeção do imóvel, bem como a limpeza e estabilização de sua mobília. A etapa mais importante do processo se dá, ao remover o lixo do antigo proprietário, eliminar demais resíduos e poeiras. Esta é uma parte comum tanto para a locação, quanto para a compra. Mas existem algumas especificidades em cada um dos processos.

Em casos de locação

Antes de dar inicio a organização e limpeza, verifique se existem itens necessitando de reparos ou algo em seu novo apartamento no qual você poderá ser responsabilizado ao vencer o contrato de locação e efetuar a entrega do imóvel. Caso haja, lembre-se de fazer um roteiro de inspeção, registrando cada item danificado. Este roteiro deve ser acompanhado do proprietário ou responsável pela agencia na qual foi feito o contrato, para que estes também verifiquem tais problemas e possam assinar um documento, que evite surpresas desagradáveis na devolução do imóvel, bem como despesas oriundas de danos que não foram causados ao longo do período em que utilizou o apartamento ou casa.

 

207210820 de436a9d0f z F550x450 Como Limpar o Apartamento Antes de se Mudar

Christopher Schmidt / Flickr

 

Processos comuns à locação ou compra residencial

Teias de Aranha

Ao efetuar a limpeza de sua nova residência, é necessário estar atento aos menores detalhes. Dê início a essa limpeza, removendo em todos os cômodos as possíveis teias de aranha existentes em suas paredes ou teto. Elas podem ser facilmente alcançadas através do uso de vassouras ou demais objetos de longo alcance.

Janelas e Portas

Você pode optar em limpá-las no início, ou efetuar a limpeza de cômodo por cômodo, eliminando cada parte de sua casa como um todo. No entanto, não se devem ignorar as sujeiras contidas tanto em janelas, quanto nas portas. Estas sujeiras estarão no corpo da Janela, superfície de sustento, suporte e abertura. Bem como na fechadura das portas e maçanetas.

Paredes

A limpeza das paredes deve ser feita, levando em consideração a correção necessitada por cada uma delas. Remova todos os pregos e parafusos inseridos anteriormente, não apenas nas paredes, mas também em tetos e portas. Após removê-los da parede, especificamente, feche os buracos causados pelos mesmos com massa corrida e deixe-a secar. Logo após, lixe a massa até que fique lisa e ao nível da parede, para então limpar o chão do cômodo.

Cozinha

Para limpar a cozinha, pode-se encher a pia completamente com água e aplicar detergente em seu interior. Esta mistura evitará o gasto de ambos os produtos e proporcionará uma limpeza tão eficaz quanto lavando e aplicando o produto a cada superfície a ser limpa.

Em caso de armários embutidos, retire os resíduos (caso haja algum material no local, resíduos de alimentos anteriormente armazenados e afins). Com uma esponja de cozinha (utilizada para a lavagem de louças), esfregue o interior dos armários com água e detergente.

Posteriormente, utilize um pano para retirar o excesso. Lave-o bem, e aplique com este mesmo pano limpo (ou um outro) um limpador multiuso. Lembre-se que a limpeza deve ser feita no interior, bem como exterior dos armários.

As superfícies (bancadas e outras) devem estar apropriadamente limpas. O processo no qual se dá a limpeza pode ser o mesmo. Utilizando esponjas para retirar o excesso, posteriormente enxaguando e aplicando o limpador multiuso.

Lembre-se de que as luminárias também devem estar limpas. Elimine a poeira e possíveis insetos mortos que estiverem em seu interior. Em alguns casos, não se faz necessário esfregá-las com a esponja e detergente. Apenas o pano e o limpador multiuso são capazes de resolver o problema. No entanto, se estiverem muito sujas e escurecidas pela gordura da cozinha, retire-as do suporte e esfregue com a esponja, para depois seguir com o limpador e o pano.

Para a limpeza da pia, retire a água contida em seu interior e esfregue-a bem. Todas as partes devem estar limpas, seja o interior da pia, bem como a torneira e adjacências.

Limpe os azulejos e rejuntes, através do uso de esponjas de cozinha e detergente.

Posteriormente, pode-se remover o excesso com pano úmido. E utilize um pano contendo produtos multiuso para mantê-los limpo por mais tempo.

Após eliminar a sujeira de todas as superfícies, armários, luminárias e azulejos, inicie o processo de limpeza do chão. Caso haja algum ralo para escoar a água, não hesite em despejar água na cozinha com detergente e esfregar o chão, removendo toda a sujeira e resíduos acumulados. Após esfregar o chão, passe um pano limpo. Caso não seja possível despejar a água pelo cômodo, varra-o bem. Após varrê-lo, utilize um pano úmido com produto apropriado em todo o cômodo. Se possível, esfregue-o nas extremidades onde há manchas ou acumulo de sujeira. Lave o pano e passe novamente, removendo o produto utilizado anteriormente e secando o cômodo para dar continuidade.

 

2107624809 18f59fe877 z F550x450 Como Limpar o Apartamento Antes de se Mudar

Alejandro Forero Cuervo / Flickr

 

Banheiros

Inicie a limpeza do banheiro através dos azulejos e rejuntes. Bem como o processo feito na cozinha, devem ser esfregados com esponjas e detergente, para posteriormente eliminar o conteúdo através de um pano umedecido e aplicado o produto multiuso para manter a sua limpeza por mais tempo.

Com bastante cuidado, limpe a pia, a privada e o Box do chuveiro. Todos eles devem ser esfregados apropriadamente com a esponja, removidos com pano umedecido e aplicados produtos específicos para a propriedade de cada material que a constitui (ex: porcelanas, vidros e etc). Ao efetuar a limpeza no banheiro, não devem ser esquecidos os suportes para papel higiênico e toalhas, bem como a maçaneta das portas.

Assim como no caso da cozinha, verifique se as luminárias estão limpas. Caso não estejam, o processo é o mesmo efetuado anteriormente. Retire-as, limpe e remova sujeiras e insetos que poderão estar contidos. Limpe também espelhos, armários e janelas.

Então, varra bem o chão, lave-o bem e esfregue, posteriormente, passe um pano por todo o banheiro eliminando o excesso de água e aplicando um produto adequado para o chão.
Repita o mesmo processo em todos os banheiros.

Quartos

Existindo tapetes ou carpetes permanentes, devem-se tratar as manchas contidas para posteriormente fazer o uso de aspiradores. Caso não haja carpetes, varra bem o assoalho, remova o excesso de sujeira e poeira com a vassoura. Posteriormente, utilize o pano umedecido e produtos adequados para o material no qual é constituído o chão.

Em caso de armários embutidos, limpe-os inteiramente por dentro, podendo utilizar panos umedecidos e material propicio ao tipo de material no qual é feito. Lembre-se: Neste local serão depositadas as suas roupas e demais objetos. Sem a limpeza adequada, os acúmulos existentes poderão danificar ou manchar o que ali for inserido.

Repita o processo em todos os quartos da casa.

Salas e demais cômodos

Limpe bem as janelas, suportes para cortinas, pás de ventiladores (caso haja no teto) e luminárias. Em caso de carpetes, as manchas devem ser movidas anteriormente, para que se faça o uso de aspiradores. Caso não haja, varra bem os cômodos, posteriormente aplique o pano umedecido e produtos voltados à propriedade do material no qual é constituído o chão.
Área de serviço

O processo no qual se dá a limpeza do chão em áreas de serviço, é semelhante ao da cozinha. Caso seja possível enxaguá-lo, dê preferência a água e detergente no chão, esfregados com o auxilio de uma vassoura. Caso não seja possível, varra bem para eliminar a sujeira, posteriormente aplicando um pano que remova o excesso de água e então, produtos adequados ao tipo de chão no qual está sendo tratado.

O mais importante na área de serviços, é fazer uma limpeza adequada do tanque no qual serão lavadas as suas roupas ou mesmo que dará lugar a deposito de outros objetos passiveis de limpeza.

Não se esqueça de verificar as luminárias e no caso de varais, faça a limpeza adequada para que o acúmulo de resíduos não manche as roupas que poderão ser depositadas.

 

4651301590 93f185ac0f z F550x450 Como Limpar o Apartamento Antes de se Mudar

pixxiestails / Flickr

 

Exterior

O exterior, bem como interior da casa, deve estar limpo, pois a sujeira contida no lado de fora, poderá ser levada para o interior da residência. Assim, caso haja varandas, quintais, alpendres e garagem, efetue a limpeza apropriada, removendo sacos de lixo, folhas secas e então varrendo o chão, enxaguando ou passando panos com produtos apropriados e posteriormente sendo secos.

Dicas

  • Em caso de locação, lembre-se de manter documentos relacionados ao aluguel. Seja a cópia da convenção do condomínio, recibos de aluguel e cópias de possíveis cheques. Cópias do contrato de locação, da inspeção feita registrando os materiais danificados e a cópia deixada em seu condomínio informando sobre o seu novo endereço.

Fonte: ComoFas.com

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.