menu

Vantagens de comprar um imóvel com uma imobiliária

6 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Quando chega o momento de realizar a compra de um imóvel, o processo geralmente acompanha muitas dúvidas que nem sempre são respondidas ao comprador. Considerando o fato de que essa operação exige muita atenção e entendimento em cada etapa para que o processo seja realizado de forma agradável, podemos perceber a grande importância que um profissional especializado no assunto tem nesse momento.

O processo de compra parece fácil, mas na verdade envolve inúmeros detalhes que podem gerar grandes complicações futuramente, como os jurídicos, financeiros, administrativos, operacionais, entre outros. Isso tudo pode levar um comprador a acabar realizando um mau negócio se não for bem instruído.

Atualmente, o número de pessoas que compram imóveis sem buscar o auxílio de uma imobiliária é baixo, porém considerável. Muitas vezes, isso acontece devido à falta de informação e conhecimento relacionado a esse tipo de serviço prestado. Nesse caso, resolvemos trazer neste artigo um compilado de vantagens que você pode ter ao contratar um profissional.

  • Avaliação

Muitas vezes, o preço de um imóvel pode não ser condizente com o real valor dele. Para isso, o profissional da imobiliária, que já tem grande experiência no ramo, pode entender melhor e auxiliar você a negociar o pagamento. Assim, é válido destacar que o corretor tem propriedade na análise do imóvel e pode entregar corretamente os argumentos necessários para a realização de um bom negócio.

  • Documentação

Um dos fatores que mais gera problemas para os novos proprietários é a documentação. Muitas vezes, o comprador não entende ao certo se a documentação do imóvel está condizente com a construção e se ele não está fazendo um mau negócio que possa entregar situações desagradáveis futuramente.

O corretor consegue fazer a avaliação correta do imóvel e observar se a documentação está em dia, pois isso interfere diretamente no valor do mesmo. Além disso, o profissional também pode sugerir mudanças num imóvel para que se adeque à legislação, fator essencial para possibilitar a compra por financiamento ou FGTS.

Veja nesse guia que fizemos todos os cuidados que você precisa ter antes de realizar a compra de um imóvel:

  • Visitação

Um corretor imobiliário já possui um planejamento concreto para melhor atender os interessados num imóvel. Isso garante que você tenha uma experiência agradável na visitação da casa ou apartamento. Além disso, o profissional pode ajudar você a entender a situação da construção, qual o real valor dela e se esse valor se enquadra no seu orçamento, evitando que o pagamento das prestações interfira nas suas outras necessidades.

  • Negociação

O corretor sempre buscará uma forma de fazer com que a compra do imóvel traga benefícios para o comprador e o vendedor. Sendo assim, uma negociação auxiliada por um corretor pode ser bem efetiva e levar ao fechamento de um bom negócio para você e o proprietário da casa. Além disso, a experiência do profissional imobiliário impede que você compre um imóvel que possa gerar desconforto futuramente.

Outro quesito importante a ser destacado é que a presença do corretor fornece maior segurança para ambas as partes do processo de aquisição, o que pode auxiliar bastante no fechamento do negócio com uma melhor proposta, tanto para o momento da compra quanto para o pós-venda.

  • Respaldo Jurídico

A imobiliária tem a obrigação de criar um documento que contenha todas as informações sobre a compra ou venda de um imóvel. O arquivo é chamado de “Instrumento Particular de Venda e Compra” e garante, de forma detalhada, a veracidade da proposta negociada durante o processo de aquisição.

Esse documento é criado com cunho jurídico para que seja utilizado como garantia de compra do imóvel, o que gera uma maior segurança para o fechamento do negócio. Além das condições e formas de pagamento do acordo entre as duas partes, o documento conta com mais algumas cláusulas que tornam o arquivo totalmente aceito juridicamente como prova de negociação.

  • Financiamento

O corretor trabalha com financiamentos e possui experiência no assunto. Isso faz com que esse profissional saiba corretamente qual a documentação necessária para realizar uma compra por meio desse método de forma rápida, eficaz e segura. A imobiliária também analisa os documentos e ajuda a manter tudo em ordem para que a compra seja efetivada por meio de um financiamento seguro.

O profissional imobiliário auxilia o comprador nas ações para realizar o orçamento do financiamento possível no banco. Muitas pessoas não sabem como obter esse valor e ficam indecisas quanto ao preço dos imóveis. Por isso, é importante realizar uma prévia que auxilie a saber qual a média de preços que é possível pagar.

  • Pós-venda

A imobiliária se responsabiliza por todo o processo de pós-venda, garantindo o pagamento do comprador de forma correta enquanto analisa se o imóvel está entregando o que foi proposto na negociação em relação à legislação e às prestações cobradas pelo antigo proprietário. Além disso, os honorários só são pagos após a finalização do processo.

 

Espero que você tenha entendido um pouco mais sobre os benefícios de contratar uma imobiliária para auxiliar na compra de um imóvel. Se quiser saber mais novidades e dicas sobre o processo de aquisição, acompanhe nosso blog. Sempre trazemos conteúdos relevantes para ajudar você a fazer um bom negócio na hora de realizar um sonho.

Veja esse e-book que fizemos sobre financiamento, você pode gostar.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.