menu

Higienizar cada item corretamente seguindo as orientações que constam no produto e as sugestões de quem entende do tema, bem como planejar essa empreitada, ajuda a garantir a beleza e a longevidade de carpetes, colchões, cortinas, persianas, sofás, tapetes, travesseiros e vidros. “Organize uma agenda com as tarefas diárias, semanais e do mês”, recomenda a personal organizer Ingrid Lisboa, da Home Organizer, de São Paulo. “Não deixe de ler manuais e etiquetas e pesquise o comportamento dos materiais em contato com elementos químicos”, sugere Osvaldo Logo, gerente de treinamento da House Shine, de São Paulo, que completa: “Como regra, as empresas costumam indicar detergentes neutros”. Também vale o bom e velho método da limpeza imediata. “Se cair vinho no sofá, por exemplo, remova a bebida sem demora para evitar que se forme uma mancha definitiva”, fala a personal organizer paulista Cristina Papazian.00

Boxes e janelas

Marco Antonio
casaclaudia633-154-limpeza-casa-01

Uma das vantagens do vidro é a manutenção descomplicada. No caso de janelas, as sujeiras mais comuns são a poeira e, especificamente na cozinha, a gordura. “Há várias formas de removê-las: pano ou esponja sem abrasivos com água e sabão, álcool ou limpa-vidro”, explica Fabiola Torres, da Guardian, de São Paulo. “Não recorra a jornal, que pode causar marcas devido à tinta da impressão, nem a produtos ácidos e alcalinos”, acrescenta. Já para deixar o boxe brilhando, a personal organizer Regina Sundfeld, da Help Personal Assistant, de São Paulo, sugere começar pela remoção, com detergente neutro, dos resíduos de sabonete e xampu. “Só depois disso, costumo utilizar o limpa-vidro”, conta. Alguns endereços especializados dispõem de rodos com cabos extensores, que alcançam pontos mais altos, de até 4 m. “Se for limpar locais acima dessa medida, convém chamar uma empresa do ramo. Talvez seja preciso montar um andaime”, diz Juliana Faria, da YRU Organizer, de São Paulo.

Dica de especialista

“Caso esteja em dúvida sobre de que lado está a mancha nos vidros, faça movimentos verticais na parte de fora e horizontais na outra face. Escolher os instrumentos adequados facilita a tarefa. Prefira os panos de algodão, que não soltam felpas.” Arlete Rocha Roschi, personal organizer de São Paulo

Carpetes e tapetes

Marco Antonio
casaclaudia633-154-limpeza-casa-02

Neles se concentram principalmente ácaros e poeira, mas, antes de sacar o aspirador, consulte o fabricante. Alguns tapetes, como o persa, não se dão bem com o aparelho, que poderá estragar os nós. “Evite passar a vassoura, pois ela apenas levantará o pó”, explica Cristina. Para eliminar manchas, tente esta fórmula doméstica: dissolva uma colher de sopa de detergente neutro e uma colher de sopa de vinagre branco em 1 litro de água morna. Agite até formar uma espuma e aplique-a na área desejada fazendo movimentos circulares. Espere alguns minutos e remova toda a espuma com pano ou esponja. Seque o local com um tecido branco e limpo. Uma higienização profunda, recomendável a cada um ou dois anos, requer pessoal especializado. Quando se trata de carpete, o trabalho ocorre na casa do cliente.

Dica de especialista

“O bocal do aspirador deve ser liso, pois, se for serrilhado ou estiver áspero, poderá prejudicar a trama e desfiá-la. Antes de passar produtos específicos para essas superfícies, teste-os numa pequena área, por precaução.” Juliana Faria, personal organizer de São Paulo

Cortinas e persianas

Marco Antonio
casaclaudia633-154-limpeza-casa-03

Um erro comum é se esquecer da manutenção periódica. “Limpe semanalmente cortinas, persianas e telas para que a poeira não grude”, orienta Danilo Brandão, da Uniflex do D&D Shopping, de São Paulo. Em geral, o aspirador com bocal de escova dá conta do recado em persianas e telas solares. “Caso prefira o espanador eletrostático, incline as lâminas para baixo, passe o acessório, vire-as ao contrário e repita o processo. Nunca faça lâmina por lâmina, ou elas podem entortar”, adverte Regina. Quanto às cortinas, só as lave em casa se isso for seguro. “Como os tecidos se comportam de forma diferente, melhor recorrer a empresas indicadas pelo fabricante ou pela revenda”, ensina a arquiteta paulistana Claudia Krakowiak Bitran, da KTA. Tramas delicadas, como seda, linho e viscose, pedem lavagem a seco, enquanto as fibras do poliéster não suportam a alta temperatura desse procedimento.

Dica de especialista

“Evite deixar tapetes de sisal ou revestimentos ásperos em contato com a barra das cortinas e invista num forro para os modelos de tecido natural, impedindo os danos causados pelo Sol.” Pedro Oba, da Takako Lavanderia, de São Paulo

Sofás e poltronas

Marco Antonio
casaclaudia633-154-limpeza-casa-04

O aspirador basta no dia a dia, mas nada de dispensar a impermeabilização. “Há dois tipos: aquela que pulveriza o produto no móvel pronto, e a de imersão, em que o tecido é mergulhado na substância hidrorrepelente antes de ser costurado”, diz Claudia. Esse recurso ajuda, porém não é infalível – enxugue prontamente caso deixe cair líquidos como café no estofado e passe detergente ou sabão neutro. “Para quem tem criança, gosta de pets ou faz muitas festas, indico capas de tecido pré-encolhido, laváveis em casa”, sugere Marcus Ferreira, dono das lojas paulistanas Decameron e Carbono. A mistura de 2/3 de água morna com 1/3 de vinagre de álcool ajuda na remoção de urina de cachorro, como recomenda Regina. Em marcas de chocolate, gordura e molho, passe um pano ou toalha limpos e umedecidos em água morna. Se for vinho, esfregue uma pedra de gelo sobre a nódoa.

Dica de especialista

“Tenho uma receita válida para quaisquer tecido e mancha: espuma de barbear. Depois de aplicá-la, raspo um palito de sorvete para tirar o produto e a sujeira. Também recorro ao vinagre branco, que elimina até xixi de cachorro.” Cristina Papazian, personal organizer de São Paulo

Colchões e travesseiros

Marco Antonio
casaclaudia633-154-limpeza-casa-05

Muitas pessoas deixam essas peças ao Sol, o que está errado. “Isso elevará a temperatura interna e acentuará a proliferação de ácaros, fungos e bactérias”, diz Arlete Rocha Roschi. Além disso, pode-se danificar a estrutura e oxidar a superfície. “Recomendamos apenas o uso de pano umedecido para a limpeza do colchão”, afirma Luiz Fatiga, da Serta. Também se emprega o aspirador de pó para essa finalidade, e a maioria das empresas de higienização recorre ao Rainbow, da Rexair, equipado com um reservatório de água que retém a poeira e os micro-organismos. “Só se deve molhar travesseiros caso o fabricante garanta sua secagem completa. Indicamos lavar apenas os modelos e látex ou monoblocos de espuma”, explica Renata Federighi, da Duoflex. Tanto travesseiros quanto colchões podem ser protegidos por capas antiácaros.

Dica de especialista

“Garanta a uniformidade do colchão mudando-o de sentido (da cabeceira para os pés) a cada um ou dois meses. Se não houver pillow-top fixo, vire também a face de baixo para cima. Desinfete com uma solução de água e vinagre branco em proporções iguais.” Ingrid Lisboa, personal organizer de São Paulo

ORGANIZE A AGENDA

Vidros: lave o boxe uma ou duas vezes por semana. Janelas grandes pedem uma faxina por quinzena, e as pequenas, uma por semana ou a cada 15 dias.

Tapetes e carpetes: aspire-os semanalmente e contrate uma empresa para a limpeza anual ou a cada seis meses. Persianas e telas: limpe-as com aspirador ou espanador toda semana. Devem ser lavadas por um técnico a cada um ou dois anos.

Sofás e poltronas: aspire-os semanalmente. Uma vez por ano, chame uma firma para realizar a higienização completa.

Colchões e travesseiros: passe o aspirador quinzenalmente e lave as capas toda semana. Mude o sentido e a face do colchão a cada um ou dois meses e aspire a área que estava voltada para baixo. Troque-o a cada três a cinco anos. Substitua os travesseiros depois de dois anos.

 

Fonte: Casa Abril

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.