menu

Meu primeiro imóvel: O que preciso saber antes de comprar

7 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Comprar o primeiro imóvel exige muita atenção e cautela, por isso é necessário estar atento aos riscos e aos detalhes que envolvem todo o processo para evitar futuros problemas e arrependimento.

Veja algumas dicas de como realizar a compra do seu primeiro imóvel.

Planejamento financeiro

São poucas as pessoas que realizam a compra de um imóvel à vista. Por isso, a maioria dos interessados optam pelo financiamento, comprometendo boa parte de suas rendas por um longo período. Diante disso, antes de iniciar a procura do imóvel certo para você é necessário realizar um planejamento financeiro

Saber quanto você pode investir de uma forma que não prejudique sua rotina e sua vida financeira é uma das etapas essenciais para realizar a compra do seu primeiro imóvel. Sente com calma e efetue as contas para definir até quanto você poderá investir nas parcelas. Desta forma você poderá filtrar quais imóveis cabem no seu bolso.

Devem ser levados em consideração questões como estabilidade financeira. É necessário pensar no futuro, o financiamento é um investimento a longo prazo. O ideal é que as parcelas comprometam apenas 30% da sua renda.

É necessário ter a maior garantia possível de que você estará financeiramente estável por longos anos. Guardar uma boa quantia em dinheiro antes de dar entrada no financiamento é uma boa estratégia, diminuindo assim o valor das parcelas e consequentemente as taxas. Quanto menores forem as parcelas, melhor será o seu relacionamento com o financiamento.

Procurando o imóvel

Tendo certeza e calculado cuidadosamente as questões financeiras que envolvem a compra do imóvel, o comprador já pode começar a dar início nas buscas pela propriedade adequada para si. Assim como a compra do imóvel envolve pensar no seu futuro financeiro.

Se você irá se mudar com a sua família, deve levar em consideração questões como a localização do imóvel e o tamanho, se é perto de escolas, de mercados, se a região é segura, se possui farmácias perto, entre outros detalhes.

Muitas pessoas compram o imóvel e em poucos anos já precisam vender por questões pessoais, como o aumento do número de pessoas que irão residir. Por isso, é interessante pensar com antecedência para evitar esse tipo de problema.

Pensando nisso, procurar uma imobiliária de confiança é a melhor opção para buscar um bom imóvel. A imobiliária e os corretores disponíveis irão procurar as melhores opções para o seu perfil, além de possuírem um forte poder de negociação, possibilitando descontos e os melhores preços do mercado, além de agendar visitas e disponibilizar uma análise profunda da situação da propriedade, o que é extremamente importante para evitar problemas com a estrutura.

Saiba como realizar o processo de compra de forma positiva e eficiente. Baixe agora o nosso e-book gratuito sobre a compra de imóveis:

Comprar usado ou construir

Você deve colocar as suas necessidades em pauta, pois comprar um imóvel pronto exige menor tempo, sendo ideal para quem está com pressa e pretende adquirir logo sua casa. Devem ser levadas em conta questões como a estrutura da propriedade. Imóveis antigos que tendem a apresentar problemas com a parte elétrica e hidráulica.

Comprar um imóvel pronto economiza tempo, mas não quer dizer que será fácil encontrar a casa ou apartamento certo para você. A procura vai ser grande e também levará tempo. Outro detalhe: Adquirir uma propriedade usada geralmente é mais barato do que construir.

Se você optar pela construção esteja preparado para esperar o tempo que a obra leva para ser concluída. No entanto, você terá a certeza de que adquiriu um imóvel bem planejado e com o menor número de falhas possível. Outra vantagem é que você pode planejar a propriedade da maneira que bem entender, mas deve estar ciente de que os custos podem ser altos.

Gastos extras e documentação

A aquisição de um imóvel envolve outras questões além do financiamento. É necessário estar atento aos gastos extras e a documentação necessária para realizar a compra.

Contratar um advogado e um despachante facilitará o processo, pois muitas vezes esses profissionais são indicados pela própria imobiliária. É preciso estar atento aos valores que envolvem o ITBI (Impostos sobre Transição de Bens e Imóveis) e os honorários do advogado junto do valor dos serviços prestados pelo despachante.

Se o imóvel é usado e for necessário fazer reformas, o investimento será muito maior. O ideal é procurar uma propriedade que já esteja reformada e não exija maiores mudanças, evitando que você precise incluir novos gastos no orçamento.

Existem taxas que serão necessárias serem pagas após e antes da aquisição do imóvel, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITBI, corretagem, taxa de avaliação do imóvel e os seguros da propriedade.

Comprador:

  • Utilizar o FGTS
  • É possível utilizar o FGTS para realizar a compra do primeiro imóvel, no entanto, é necessário seguir algumas regras para que esse processo ocorra:
  • Mínimo de três anos trabalhando sobre o regime do FGTS, podendo ser em diferentes empresas.
  • Quando for utilizar o FGTS, é necessário que as prestações do financiamento estejam em dia.
  • É necessário que o utilizador do FGTS não possua outro imóvel ou residência urbana, em construção ou já concluída no município onde mora ou exerce as suas atividades trabalhistas.
  • Deve ser o titular no financiamento ou coobrigado.

Documentação:

  • Extrato de conta vinculado ao FGTS;
  • Documento válido para identificação;
  • CTPS para comprovar o tempo de trabalho e vínculo ao FGTS;
  • DIRPF (Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física). Se for casado, apresentar o DIRPF de ambos os cônjuges;
  • Se for trabalhado avulso, apresentar órgão gestor da mão de obra ou do sindicato.

Paciência e pesquisa

A compra do primeiro imóvel é um passo muito importante para qualquer pessoa, exigindo ter muita calma para procurar a propriedade e se preparar financeiramente. Com paciência e atenção você irá encontrar a propriedade certa para você, sem se comprometer financeiramente e enfrentar problemas futuros.

Confira também o nosso E-book grátis sobre financiamento de imóveis e esclareça todas as suas dúvidas.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.