menu

Como ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo?

Uma das maiores dúvidas de quem leva um cãozinho para casa com certeza é como ensiná-lo a fazer suas necessidades no local correto.Mas não se assuste!Seguindo alguns passos simples e com um pouco de carinho e paciência ele aprenderá rapidamente

.

 

 

A idade é importante

Filhotes muito novinhos não possuem ainda a capacidade fisiológica de reter suas necessidades.

Até os 4 meses de vida essa capacidade ainda está em desenvolvimento, portanto não adianta de nada brigar com o cãozinho, mesmo que ele tenha feito xixi no meio da sala!

O filhotinho pode começar a ser treinado a partir das 8 semanas de vida, mas é normal que durante o treinamento faça alguns xixis fora do lugar, o que vai gradativamente desaparecendo conforme o filhote adquire controle sobre suas necessidades.

 

Qual o melhor local para as necessidades do cão

cachorrinho no jornal

 

 

 

Escolher um bom local para as necessidades do cãozinho é importante para o sucesso do treinamento.

Cães são animais limpos e não sujam o local onde dormem e se alimentam, por isso escolha uma área afastada para a colocação do jornal ou tapete higiênico.

O local escolhido não deve ser movimentado nem deve conter odores fortes, que poderão repelir o filhote.

Como ensinar o local de fazer xixi

No post anterior, sobre treinamento de cães, falamos sobre como os cães aprendem e o que é o reforço positivo.
Para o uso do jornal ou tapetinho, seguiremos a mesma técnica.

O filhote não deve ser deixado livre para circular por toda a casa sem supervisão.

Além de tornar mais difícil o treinamento do xixi, é também perigoso, pois filhotes são curiosos e podem acabar se machucando.
Ele pode ficar restrito a um cômodo ou ainda com um cercadinho próprio para cães.

Cachorro filhote cheirando o chão

Agitação, cheirando o chão e andando em círculos são sinais que o cachorro vai fazer xixi

Forre boa parte do cômodo ou cercado com o jornal ou tapete higiênico.
Toda vez que o filhote fizer suas necessidades no lugar correto, elogie com um enfático “muito bem!” e dê um agrado, que pode ser um pequeno petisco, como um pedacinho de biscoito para cães.

Ao mesmo tempo, ignore quando ele “errar” o local.
Lembre-se que você escolheu o local que julgou “correto”, mas o cãozinho não pode adivinhar.

Tenha paciência e dê a ele um pouco de tempo para que entenda o local que você escolheu.

Conforme o treinamento for evoluindo, comece a reduzir o jornal ou tapetinhos de forma progressiva, até que chegue a um tamanho adequado ao tamanho do cão.

 

Porque é importante ignorar ao invés de brigar

Tentar corrigir o animal por meio de broncas, gritos ou barulhos nada acrescentará além de medo e insegurança, o que tornará o aprendizado mais difícil e demorado.

O filhote não entende porque está sendo repreendido e começa a associar o comportamento de urinar e defecar com a repreensão.

A partir daí, ele fará de tudo para não fazer suas necessidades na frente dos donos, o que torna impossível premiá-lo no momento correto.

Além disso, é muito comum que o filhote amedrontado venha a desenvolver coprofagia – o hábito de comer as próprias fezes – para “esconder” suas necessidades e evitar a repreensão.

 

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.