menu

Preciso reformar minha casa antes de vender?

7 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Reformar a casa antes de vender irá trazer benefícios, valorizará o imóvel e facilitará o processo de venda, já que a casa estará praticamente nova. Confira algumas dicas de como realizar uma boa reforma em sua propriedade antes de vendê-la:

Avalie seu imóvel

Antes de iniciar uma reforma em sua casa, você deve realizar a avaliação do imóvel. Um profissional qualificado da área imobiliária deve ser contatado. Além de uma pré-avaliação, é possível também estimar o valor a propriedade alcançará após a reforma, verificando assim se realmente vale a pena ou não efetuar mudanças.

Investimento

Após realizar a avaliação do imóvel e analisar se irá efetuar a reforma ou não, você deve pensar em investir em um serviço extremamente completo. Arrumar todos os problemas da propriedade e efetuar algumas mudanças pode aumentar muito o valor de mercado do imóvel, facilitando o processo de entrega ou venda, beneficiando você como comprador.

Custos

Ao efetuar a compra de um imóvel, você terá que arcar com alguns custos, como oITBI (Imposto sobre transição de bens e imóveis) além de toda a documentação necessária que pode ser arranjada com o acompanhamento de um advogado e despachante, o que também irá ter custos. Se a compra for efetuada à vista, será necessário pagar uma escritura. Se for financiada, o próprio financiamento é válido. Outro custo necessário é o registro do imóvel.

Profissionais qualificados:

Tão importante quanto a verba, é necessária uma equipe eficiente e qualificada para realizar a reforma a fim de evitar erros que possam causar problemas para o próximo morador, além de evitar investir uma boa quantia de dinheiro e não receber o serviço esperado. O ideal é contratar equipes especializadas para cada etapa da reforma, como pintores, encanadores e eletricistas, assim a garantia de que o serviço será bem feito é maior.

Entenda como funciona o processo de compra em nosso e-book sobre o assunto:

Falta de acompanhamento:

É muito comum as pessoas se decepcionarem com os resultados finais, o ideal é acompanhar a obra constantemente para que você saiba se o serviço está sendo bem feito e se estão seguindo suas instruções. Uma boa ideia é solicitar relatórios periódicos com informações a respeito do que já foi feito e sobre como anda a obra.

Excesso de materiais:

Outro Problema comum é errar na quantidade necessária de materiais. O ideal é que seja calculado o mais próximo possível do quanto cada material será necessário para evitar desperdício de dinheiro. Um especialista é essencial para que não ocorra esse tipo de erro, ele fará o cálculo mais próximo possível da quantidade suficiente de material e você ainda pode economizar.

Sujeira:

A sujeira durante uma reforma é inevitável, realize uma limpeza periódica para remover os acúmulos. Quando você for entregar a casa, é necessário que ela esteja extremamente limpa. Deixar para a última hora pode causar stress e tornar o processo muito mais difícil.

Atrasos:

Os atrasos nas reformas são extremamente comuns e a culpa nem sempre é da equipe contratada ou da construtora. Podem ocorrer problemas no processo de reforma que exigem reparos, o que leva tempo. O ideal é contratar um especialista para fazer a análise da propriedade e evitar ao máximo situações inesperadas, como por exemplo atrasar a data de entrega da casa.

Planejamento

Sabendo que contratempos e problemas podem ocorrer durante a reforma, você pode se preparar e evitar surpresas no percurso, realizar um planejamento permite ter uma visão geral de toda a reforma e se organizar. Podendo calcular os recursos necessários e o tempo que será necessário para concluir a obra.

Moradia:

Dependendo do tamanho da reforma não será indicado ficar na casa, portanto, será necessário procurar outro lugar para ficar durante o tempo da reforma.Normalmente, isso exige custos que devem ser colocados no orçamento. Como você pode investir uma boa quantia na reforma da casa para aumentar o valor da venda ou troca, serão feitos muitos ajustes e alterações em praticamente toda a propriedade.

Data certa:

Escolha uma data em que a reforma melhor encaixará na sua rotina, épocas em que chove muito não são recomendadas para se iniciar uma obra. Se você estiver em um momento difícil onde anda se estressando muito, também não é o momento ideal, uma reforma pode ser extremamente desgastante, é preciso estar calmo e disposto a resolver problemas.

Cronograma:

Insira no planejamento um cronograma para estabelecer a ordem dos serviços que serão realizados, respeitando sempre a data de entrega do imóvel. O cronograma também é importante para que sejam pedidos os materiais necessários dentro do tempo estipulado. Muitos produtos não estão disponíveis a pronta entrega, portanto, calcular o tempo que irão demorar para serem entregues é essencial para a obra não ficar parada e você não se prejudicar.

Cuidados com os móveis e objetos:

Se a reforma for grande e envolver vários cômodos e áreas da casa, será necessário tomar cuidado com os móveis e objetos ou até tirá-los do local e guardá-los antes da reforma para evitar estresse você pode colocar no orçamento o valor de contratar o serviço de guarda-móveis.

Contrate uma imobiliária

Contratar os serviços de uma imobiliária é a parte mais importante, primeiramente para agendar visitas ao seu imóvel e identificar pontos a melhorar e reformar. Além disso, usar os serviços da imobiliária já no começo do processo pode ajudar nas economias, pois é possível conseguir um bom valor de troca em algum imóvel que esteja sendo negociado pela mesma imobiliária, além de contar com os serviços de uma equipe de corretores que podem dar dicas a respeito da sua propriedade.

Vale a pena reformar

A reforma pode trazer benefícios para quem está querendo vender um imóvel e adquirir uma nova propriedade. É necessário realizar o processo com cautela e organizar bem cada etapa da reforma para que os resultados sejam positivos e alcancem a suas expectativas, valorizando o imóvel e o auxiliando na venda.

Confira também o nosso E-book grátis sobre financiamento de imóveis e esclareça todas as suas dúvidas.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.