menu

O que avaliar na hora de comprar um imóvel

8 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

A compra de um imóvel é algo que requer muita atenção, é necessário estar atento aos mais minuciosos detalhes para evitar transtorno a longo e curto prazo, confira algumas dicas do que você deve fazer para não cometer erros:

Planejamento

Um planejamento ajudará muito na hora de realizar a compra de um imóvel, levantar dados específicos a respeito de diversos fatores tonará a análise muito mais fácil, confira alguns pontos cruciais:

Necessidades do comprador:

É necessário levar em consideração qual é o objetivo e as reais necessidades do comprador: se ele irá morar no imóvel, aspectos como família e trabalho devem estar no seu planejamento. O imóvel é adequado para o número de pessoas que irão ocupá-lo? A localização do imóvel é adequada? Perto do trabalho? De mercados? Farmácia? Escola? Tudo isso importa. Agora, se você está comprando um imóvel para alugar para terceiros, você deve pensar no investimento.

Preço:

Avaliar o preço é certamente necessário, pois algumas regiões são mais caras. Você deve pesquisar e identificar os locais da cidade onde os custos são mais altos e onde são mais baixos, a diferença pode ser grande.

O Imóvel é novo?

Se o imóvel for usado, é necessário ficar atento a problemas na estrutura. Comprar um imóvel usado sem realizar uma avaliação pode causar futuras dores de cabeça. Peça a um especialista, como um consultor de imóveis, por exemplo, e também uma segunda opinião a alguém que tenha conhecimentos na área de imóveis para garantir que está fazendo um bom negócio.

Pense em investimento:

O mercado imobiliário deve ser visto como uma área de investimento. Você pode comprar um imóvel por menor preço em época de baixa e este imóvel ser valorizado ao longo do tempo. Fazer reformas e novas instalações aumentam o preço do imóvel. Realizar pesquisas sobre o mercado imobiliário e consultar um economista irão lhe ajudar na decisão, no entanto, é necessário tomar cuidado e prestar muita atenção, nem sempre as previsões estão certas.

Planejamento financeiro:

Se você for realizar um financiamento para efetuar a compra do imóvel, é necessário se organizar. O ideal é que apenas 30% da sua renda seja comprometida para que a sua condição financeira não seja afetada. É um gasto que permanecerá por vários anos. Você pode pedir ao seu banco para fazer o processo de crédito pré-aprovado, que é uma simulação que permite que você saiba até que ponto irá impactar a sua renda com as parcelas. Podem ocorrer imprevistos que comprometerão a sua renda, como doenças na família ou desemprego. É importante ter um dinheiro reservado para esses momentos difíceis.

Despesas com escritura e documentação:

Quem está adquirindo um imóvel necessita pagar o ITBI (Imposto sobre Transição de Bens e Imóveis), custos do financiamento, do cartório, análise jurídica, avaliação do imóvel e demais gastos com documentação. Esse valor pode chegar até 4% do valor do imóvel.

Imobiliária de confiança:

Caso você opte por contratar os serviços de uma imobiliária, certifique-se de que a mesma seja de confiança. Conheça seu histórico e tradição para que não ocorram problemas futuros.

Saiba quais os detalhes que você deve ficar atento antes de realizar a compra de um imóvel:

Aproveite o que uma imobiliária pode oferecer

A compra de imóveis, na maioria das vezes, é feita junto de uma imobiliária. Os corretores podem lhe ajudar muito na procura do imóvel certo e na hora da decisão, além de facilitarem todo o processo.

Alguns dados de suma importância podem ser cedidos pelas imobiliárias, como uma transportadora de segurança, horários de mudança mais baratos e menos concorridos, e recomendações de agendamento com antecedência a fim de agilizar o procedimento.

Buscas seletivas:

O corretor de imóveis tem especialidade no assunto. Conforme você especificar as suas expectativas e objetivos em relação à compra, ele irá procurar o imóvel que melhor se encaixe no seu perfil. Desta forma você economiza tempo procurando por propriedades que estão dentro do que você deseja.

Descontos:

Os corretores de imóveis sabem muito bem negociar, portanto, você pode conseguir bons descontos através deles. Esse dinheiro que você irá economizar pode ser guardado para efetuar uma reforma no imóvel ou até mesmo investir na decoração. Um bom desconto no valor final da compra é sempre bem-vindo.

Valores reais:

Ao efetuar a compra do imóvel junto de um corretor imobiliário, todas as questões que afetam o preço do imóvel serão avaliadas como localização, infraestrutura, número de cômodos e outras condições que o corretor irá estudar, concluindo se o valor que está sendo cobrado pelo imóvel realmente condiz com a situação dele.

Oportunidades:

O corretor está sempre sabendo das novas oportunidades de imóveis que estão sendo colocados à venda, isso permite que você receba as novidades com agilidade, podendo aproveitar um bom negócio, evitando que você perca uma boa oportunidade por não localizá-las.

Mais de uma opção:

Seja por meio de um corretor autônomo ou por uma imobiliária, você tem direito de consultar vários profissionais antes de fechar a compra. Assim que for feita a escolha, você terá que assinar um contrato de compra. Será pago um valor pelos serviços prestados, variando conforme a região que em alguns lugares, são equivalentes a 6% do preço do imóvel. É importante frisar que esse valor é cobrado apenas após a compra do imóvel

Questões jurídicas:

Escolhido o imóvel, ainda existem muitas questões legais que precisam ser tratadas para que ocorra a transferência do imóvel. O corretor já está acostumado e o auxiliará em todo o processo, evitando dores de cabeça e possíveis problemas que podem ocorrer. Ele também pode ser uma testemunha legal e o ajudará na construção do Instrumento Particular de Compra e Venda, onde devem constar os valores e dados gerais da transação.

Economia de tempo:

A maioria das pessoas não possui tempo suficiente para se dedicar às buscas do imóvel e demais preocupações que envolvem a compra. O corretor é um forte aliado nesse quesito, os seus serviços incluem procurar oportunidades, lhe contatar, agendar visitas conforme a sua disponibilidade, responder dúvidas e estar à disposição para suprir a falta de tempo.

Dedicação:

Os corretores recebem conforme a prestação de serviço e, para que não ocorram variações em seus pagamentos, eles mantêm o ritmo do começo ao fim. Isso possibilita que você tenha um profissional qualificado e disposto a lhe ajudar da melhor forma possível.

Esteja preparado

A compra de um imóvel é um processo que exige estudo e muita pesquisa. Faça o seu planejamento e analise os benefícios de contratar uma imobiliária para lhe ajudar no processo. Com calma e atenção, com certeza os resultados serão positivos.

Consulte a Apolar e confira as melhores opções para atender as suas necessidades. Com a Apolar seu sonho do imóvel próprio se torna realidade.

 

Veja o nosso e-book sobre os bairros de Curitiba e saiba qual o melhor local para morar dentro da cidade.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.