menu

Seus vizinhos são muito barulhentos? Quem nunca passou por isso!

3 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Hand of dj adjusting sound

Ao contrário do que muitas pessoas pensam as restrições de barulho, atribuídas a ‘Lei do Silêncio’ não valem apenas entre as 22h e 8h de determinados dias da semana. A lei é aplicada para os ruídos urbanos e fundamentada da norma voltada ao bem estar e sossego público. Porém os municípios têm competência para legislar sobre essa questão delimitando níveis sonoros e seus horários.

Nos condomínios residenciais são muito comuns as queixas em relação ao excesso de ruídos do caminhar com salto alto, a utilização de aspirador de pó e furadeiras, latidos de cachorros, som alto e discussões internas e não são raros os casos que a solução acaba envolvendo a esfera judicial.

“O importante, quando vamos falar sobre regras de convivência é saber exercer o cargo de síndico com bom senso e estar sempre embasado na legislação e no regimento interno”, destaca o vice-presidente dos Condomínios do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Dirceu Jarenko.

CONFLITOS

Segundo a consultora jurídica do Secovi-PR, Juliana Vieira, é difícil relacionar o que irá incomodar mais as pessoas, pois a percepção em relação ao barulho e a perturbação do sossego pode ser diferente de pessoa para pessoa, sendo que uma mesma situação pode incomodar mais uns do que outros. “A vida das pessoas é muito diferente, dentro de um condomínio temos aqueles que trabalham no período noturno, estudam, tem crianças pequenas, podem estar doentes ou simplesmente preferem um local mais silencioso”, explica.

De acordo com Juliana, no condomínio duas situações são mais evidentes, quando a reclamação em relação aos ruídos se dá de forma generalizada e será de competência do síndico tomar as providências para que os moradores barulhentos se enquadrem nas regras do condomínio, sob pena de multa e outra quando o barulho afeta dois vizinhos especificadamente, de forma que os demais condôminos não sejam afetados, sendo nesta segunda situação mais relacionada com o direto de vizinhança. “Quando não for possível solucionar o conflito de forma amigável, a demanda judicial será a via mais adequada para resolução do problema”, aponta.

Fonte: Jornal do Oeste

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.