menu

Quero comprar uma casa: primeiros passos

6 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Comprar uma casa própria é uma das maiores realizações para qualquer pessoa. Entretanto, se a ação não for feita corretamente, pode gerar uma tremenda “dor de cabeça”. A compra de um imóvel é uma das decisões financeiras mais comprometedora de orçamento. Por isso, é importante ter um bom planejamento e saber economizar. Para auxiliar nessa jornada, confira alguns passos a serem seguidos.

Despesas adicionais

Primeiramente,  estipular o valor total da casa depois de pronta. Isso inclui: o preço da casa, da documentação e da decoração. A documentação chega a aproximadamente 4% do valor imóvel, enquanto a decoração, na maioria das vezes, chega de 20% a 30% desse valor. Ainda há outros custos, como IPTU, contas de água, luz, telefone, seguro e condomínio, que devem ser consultados.

A atenção nesses custos é essencial para uma boa organização, afim de evitar problemas futuros.

Planejar o financiamento

Financiar uma casa é uma boa opção para quem não tem o valor total para se pagar o imóvel à vista. Entretanto, o financiamento tem  alguns riscos, pelo fato do grande número de parcelas que é constituído. É muito importante planejar o valor do financiamento incluindo a entrada. Confira  alguns passos  que servem de auxílio para ajudar a projetar as parcelas:

  • É aconselhado guardar pelo menos 20% do valor da casa, pois na maioria das vezes os financiamentos exigem uma entrada desse percentual;
  • Poupe 30% da sua renda total, assim o comprador se acostuma a viver sem esse percentual. No financiamento, esse valor é comprometido por aproximadamente 30 anos, portanto deve se ter em conta que esses 30% serão destinados ao banco durante esse período;
  • Tente dar a maior entrada possível, assim valores das parcelas serão menores e, consequentemente, dos juros em cimas delas.

Teste na capacidade de pagamento

Para saber se conseguirá ou não dar conta do financiamento, é aconselhável testar sua capacidade de pagamento alguns meses antes de efetuar a compra. Isso pode ser feito de uma maneira simples: guardando o valor estipulado todo mês. Se estiver pesando muito, as parcelas deverão ser menores, aumentando assim o prazo de pagamento. Esse valor guardado pode ser destinado à entrada, diminuindo as parcelas e os juros.

Identificar a região

O custo de vida varia muito dependendo da região em questão. É importante vasculhar os principais pontos de venda próximos ao local da sua nova casa, como mercados, farmácias e padarias, para se ter uma noção do gasto mensal com esses estabelecimentos. Essa estimativa ajuda a prevenir a segurança de sua renda para que não haja imprevistos.

Financiar não é alugar

O financiamento costuma ser mais caro do que os alugueis. Enquanto os alugueis são aproximadamente 0,5% do valor total a ser pago por mês, o financiamento é em cerca de 1% desse valor, o que irá dobrar suas contas, por esse motivo, deve-se ficar atento.

Veja corretamente como funciona esse processo em nosso e-book:

Riscos da compra direta

Existem alguns riscos relacionados a realizar a compra do imóvel direta as construtoras. Uma delas é a possibilidade de a empresa não aguentar, financeiramente, acabar a obra, o que pode gerar uma grande dor de cabeça ao comprador.

Outro problema em questão são as hipotecas, as quais podem existir no imóvel após averbação de promessa de contrato e venda.  Nesse caso, o adquirente não tem os direitos reais da propriedade, podendo a construtora utilizar o imóvel como garantia. Dessa forma, o risco de perda dos direitos poderá se concretizar.

Outras situações podem vir a atrapalhar o seu negócio, portanto, antes de realizar uma compra direta, é necessário estudar as possibilidades e se precaver dos problemas que essa pode gerar.

Quem pode ajudar a encontrar o imóvel certo?

É importante encontrar as pessoas certas que poderão auxiliar nas informações do imóvel. Confira a quem recorrer nesse caso:

  • Imobiliária – Imobiliárias de confiança são uma boa opção para se auxiliar a respeito do imóvel ideal. Ela engloba diversos profissionais, entre eles, o contador. O contador é quem faz a interligação entre quem quer comprar o imóvel e o proprietário. Seu papel se baseia em apresentar a casa de maneira coesa, apontando não só as qualidades, mas também os defeitos que o imóvel apresenta;
  • Advogado –  . Ele será responsável por conferir o histórico do vendedor ou da casa, evitando que o comprador seja enganado ou herde dívidas e acabe perdendo dinheiro;
  • Engenheiros e arquitetos – Avaliam as condições físicas da casa, evitando que o comprador se depare com rachaduras ou infiltrações indesejadas após a compra do imóvel;
  • Tabelião – Profissional que analisa de quem é o imóvel e se há alguma dívida relacionada a ele;
  • Medidas da casa – Observar se a casa tem medidas comerciais representa uma diferença enorme na hora de mobiliar.

Documentos

Alguns documentos são necessários para compra do imóvel, tanto por parte do comprador como do vendedor. Confira quais são eles:

  • Todas as informações do comprador e vendedor (nome completo, RG, CPF, título de eleitor, estado civil e profissão);
  • Forma de pagamento;
  • Período das parcelas pagas e taxas de juros envolvidas;
  • Mobílias que o imóvel contém (se houver);
  • Valor dado como sinal;
  • Comissão da imobiliária;
  • Multas envolvidas no caso de quebra de contrato.

Pensar no futuro

Se os compradores da casa forem um casal e estes pretenderem ter filho (s) em breve, deve se atentar ao número de quartos e banheiros. A ssim, pode se fazer um melhor planejamento do imóvel ideal.

CONCLUSÃO

Por fim, conclui-se que a organização e pesquisa são essenciais para encontrar a casa certa. Com elas, é possível evitar situações indesejadas e ordenar melhorar suas finanças.

Baixe o nosso guia de compra de imóvel e entenda melhor como funciona o processo:

 

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.