menu

5 dicas para organizar uma cozinha pequena

5 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Já se foi o tempo em que as cozinhas eram grandes e espaçosas. As famílias diminuíram e as cozinhas também! Casas e apartamentos modernos possuem metragens cada vez menores e uma área dedicada à cozinha praticamente simbólica. Para fazer um bom aproveitamento do (pouco) espaço que você tem, invista em ideias práticas e planejadas. Separamos para você 5 dicas que irão inspirá-la na hora de decorar sua modesta cozinha:

 

APOSTE NA COZINHA AMERICANA

cozinha-pequena-1

Muitos apartamentos já vêm com esta proposta no projeto arquitetônico: uma cozinha integrada com a sala de estar. Este estilo de cozinha proporciona um ambiente mais amplo, uma vez que abre mão de uma ou duas paredes.

Para fazer valer a pena, o truque é integrar sala e cozinha com artigos de decoração que combinem com ambos os espaços. Gabinetes e prateleiras suspensos, na divisa entre os ambientes quebram a continuidade sem abrir mão da profundidade conquistada com a retirada da parede. Vasos com plantas são excelentes opções para enfeitar o balcão ou prateleiras da divisa!

Dica especial: Ao escolher móveis ou prateleiras para dividir os espaços, aposte em itens “duas faces”, ou seja, que podem ser utilizados tanto na sala quanto na cozinha. Você pode inclusive procurar acabamentos diferenciados para cada um dos lados!

CONSIDERE BANCADAS MÓVEIScozinha-pequena-2

Apesar de não ser muito comum no mercado, você pode recorrer a este artifício se a sua cozinha for muito pequenininha. Desde uma mesa com rolamento, até gavetas que se abrem em bancadas, é possível encontrar maneiras para expandir a superfície de trabalho ou mesmo a área para refeições (caso não tenha espaço para um balcão estilo americano). Esta é uma dica que pode salvar, mas deve ser planejada e pode não ser uma opção viável. Mas não desanime, as dicas continuam!

VERTICALIZE SUA COZINHAcozinha-pequena-3

Aposte na verticalização da sua cozinha, utilizando prateleiras e organizadores suspensos. Você pode dispor nas prateleiras potes com alimentos e temperos que você usa no dia a dia, ou ainda louças e outros utensílios.

Organizadores suspensos são muitas vezes soluções mais versáteis e baratas do que prateleiras, e funcionam muito bem para aproveitar áreas maiores na altura e sem abusar da profundidade.

Outra dica legal é utilizar bules, potes de compotas e outros recipientes grandes para organizar colheres e espátulas. Além de prático, vira um ótimo artigo de decoração, dando um ar mais intimista e familiar ao ambiente. Você pode explorar essa ideia de verticalização da cozinha de várias maneiras: prateleiras de correr em armários, organizadores suspensos nas portas dos armários, etc. Use sua criatividade!

PLANEJE SUA DESPENSAcozinha-pequena-4

Uma despensa é um bom lugar para armazenar mantimentos e na hora de montar a cozinha, podemos subestimar o espaço designado a ela. Tudo depende da sua rotina de consumo e de qual será sua rotina de reposição de “estoque”.

Mais cedo ou mais tarde você perceberá que fazer compras menores em intervalos de tempo mais curtos será uma opção mais prática do que fazer grandes compras mensais (provavelmente você não terá espaço para estocar mantimentos para um mês inteiro!).

A dica é designar, para cada item que sua família consome regularmente, um espaço certo na despensa e já deixar reservado um espacinho para “itens surpresa”, aqueles que você raramente compra.

Você pode usar caixas organizadoras e cestas para delimitar os espaços. Organize por categorias como grãos, condimentos, massas, derivados do leite, (e etc.) pois irá facilitar também na hora de identificar quais mantimentos estão faltando. É importante lembrar de reservar um espaço generoso para bebidas em geral, pois caixas e garrafas de líquidos costumam ser volumosos e pesados!

QUADROS DE RECADOSmural-de-anotacoes-5

Você pode encontrar no mercado uma grande variedade de lousas, blocos de notas e até placas magnéticas charmosas que além de artigos de decoração são muito práticas. Se preferir, você pode usar sua criatividade para montar um quadro de recados especial, mas acredite, ele será de muita ajuda! Fazer um planejamento semanal do cardápio da família é um bom exemplo de utilização destes quadros.

Outro bom exemplo é ir fazendo uma lista conforme os itens da sua casa vão acabando, como uma lista de compras dinâmica. Deixar a lista visível e fixa em um único lugar da casa permite que você se mantenha mais organizada além de permitir que outros moradores da casa também anotem itens que deram por falta. Vai sair para o supermercado? Tire uma foto do quadro e pronto, você já tem sua lista de compras em mãos!

 

Fonte: http://casabemfeita.com/como-organizar-cozinha-pequena/

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.