menu

47-quarto-feminino-infantilO local onde você passa as horas mais relaxantes do seu dia merece uma atenção especial e deve ter uma decoração que condiz com o seu estilo de vida. Se esse não é o caso do seu quarto, que tal se animar e dar uma renovada no ambiente? Acredite, nem é preciso quebrar paredes ou gastar grandes somas com móveis novos para tornar esse cantinho muito mais aconchegante.

Invista na iluminação

Instalar uma luminária pendente, trocar o abajur ou mesmo personalizá-lo são saídas rápidas e baratas que dão resultado imediato. A luz suave e focada que provém dessas peças é ideal para a leitura e ajuda a relaxar. Outra vantagem de uma boa luminária é a de ajudar a destacar um móvel, que antes passava despercebido.

Outra ideia “luminosa” ainda mais em conta é utilizar luzes do tipo pisca-piscas, como as que decoram árvores de Natal, para realçar alguma área do cômodo, como a cabeceira da cama ou a moldura da janela. As de LED, que não esquentam, também podem ser utilizadas dentro de um bowl de vidro, dando charme extra à decoração.

Aplique papel de parede, tecidos ou adesivos

Papéis de parede, tecidos ou mesmo adesivos pontuais tendem a criar mudanças de impacto no ambiente. Você pode usá-los em apenas uma parede ou em todas. No mercado, há inúmeras opções de estampas, cores e estilos, mas é importante considerar alguns pontos, como o tamanho do quarto e o efeito a ser atingido antes de escolher e comprar.

Estampas miúdas e cores claras ajudam a “expandir” o cômodo. As listras, por sua vez, dão a impressão de um pé-direito mais alto, conforme explica a arquiteta Erica Salguero. Um bom truque é revestir apenas a parede atrás da cabeceira, criando um painel e, consequentemente, destacando o móvel.

Dormitórios com grandes dimensões permitem o uso de cores fortes e estampas marcantes, todavia o conjunto fica mais harmônico se a cor escolhida (e/ou predominante) estiver acompanhando o tom de outros objetos decorativos, como almofadas e roupas de cama. Para não errar, antes de comprar a metragem total, adquira uma amostra do material e leve-a até o cômodo, para poder avaliar como ficará a composição.

Decore com quadros

A forma mais usual de expor quadros é pendurando-os, mas há alternativas para os que querem decorar usando esses objetos, sem precisar danificar a alvenaria. Uma solução prática é posicioná-los sobre móveis, em nichos da própria parede ou prateleiras rasas, o que torna possível movimentá-los e trocá-los quando o desejado.

Por outro lado, se preferir fixá-los, a dica émontar uma composição antes. “Recomendo marcar no chão as dimensões da parede com fita crepe e fazer a disposição dos quadros no piso. Assim, fica mais fácil visualizar o resultado final”, diz a arquiteta Melina Moraes, da Kwartet Arquitetura. Para driblar a monotonia, vale usar peças com molduras e dimensões diferentes.

Jogue cores nas paredes

A estratégia é das mais antigas, mas continua sendo certeira quando se quer dar um novo ar a qualquer ambiente: demão de tinta. Porém, na hora de avaliar a paleta de cores, considere que os tons influenciam no comportamento. E como o quarto é um local para relaxar, a recomendação dos profissionais é a de investir em cores mais amenas como azuis, amarelos, rosas e verdes claros. Outra saída é optar por versões mais “apagadas” de matizes neutros, como bege e cinza, que garantem maior facilidade na composição da decoração.

Troque a roupa de cama

A cama é o principal móvel do quarto e, ampla, chama muita atenção, deixando também os lençóis em evidência. Assim, capas de edredom e de almofadas são opções versáteis e bem em conta para renovar o dormitório.

O legal é que, na hora de escolher essas peças, não é preciso ter medo das cores e das estampas marcantes. Porque, se o efeito cansar, a mudança é rápida e não muito cara. Para uma composição elegante, porém, a pedida é escolher roupas de cama lisas e deixar as cores fortes e as estampas para os complementos como mantas, colchas, edredons e almofadas.

No chão, um tapete

Tapetes têm o poder de tornar o quarto muito mais aconchegante, especialmente se o revestimento do piso for frio (cerâmica, pedra ou porcelanato). Quando colocados sobre toda a extensão do chão, os tapetes ainda aumentam a sensação de amplitude do espaço, segundo o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris. Porém, no momento de escolher a tapeçaria, tenha em mente que os modelos estampados podem mudar radicalmente o visual do cômodo.

Para não errar combine as versões estampadas a móveis e objetos mais discretos. Tapetes lisos e de cores neutras, porém, vão bem com tudo. Por fim, se a sua preocupação é com a manutenção, opte pelos modelos de fios curtos, que acumulam menos pó e outros agentes causadores de alergias.

Reforme móveis

Cômodas, cabeceiras, criados-mudos ou cadeiras podem ganhar vida depois de reformados. E, muitas vezes,  renovar apenas a pintura já é o suficiente. Agora, se você quiser mudar radicalmente, também é possível trocar o tecido do estofamento ou os puxadores do móvel por versões modernas, retrôs, extravagantes ou coloridas.

Outra ideia é revestir peças que tenham gavetas com tecidos ou papeis de parede, criando composições “patchwork”. Vai parecer que você comprou um novo móvel, superexclusivo! A técnica também pode ser combinada à pintura: aplique a tinta na parte externa e revista os interiores das gavetas com tecido ou papéis adesivos.

Dê uma nova cara para as janelas

Assim como os tapetes, as cortinas ou persianas aquecem o ambiente além de controlar a luminosidade natural. Outra utilidade desses objetos é a de camuflar, seja a vista interna (assegurar privacidade) ou externa (esconder uma vista indesejada).

Para cortinas, os modelos com duas camadas – forro com função blackout e superior esvoaçante, de tecido fino – são populares e ajudam a impedir a entrada de luz excessiva no cômodo. Se a opção for pelas persianas, prefira as feitas de tecido, mais “quentes”. Em qualquer  um dos casos, porém observe com cuidado a cor do material. A arquiteta Flavia Machado, recomenda: “Evite cores intensas, pois quando a luz do sol bate, o quarto inteiro ganha o mesmo tom da cortina ou persiana”.

Instale prateleiras

As prateleiras são móveis baratos, versáteis e facilmente adaptáveis. Muito utilizadas na renovação de quartos, elas podem ser úteis para expor objetos de decoração e organizar itens pessoais, como livros e revistas.

Se a ideia é usar prateleiras para aparar peças decorativas no dormitório, opte pelas versões de cores neutras, que deixarão os objetos em destaque. “Agora, se a ideia for transformar a prateleira na estrela do quarto, então, vale investir em cores fortes e contrastantes, como o pink e o amarelo”, diz a arquiteta Flavia Machado. Para acertar a disposição dos móveis, pense na composição geral do quarto e, se o ambiente servir a um jovem, por exemplo, vale também brincar com a arrumação em níveis, de forma geométrica.

Objetos afetivos

Por fim, as fotos pessoais, as lembranças de viagens e de outros momentos importantes podem e devem compor a decoração. Além de deixarem o quarto descolado, esses detalhes ajudam a dar mais identidade ao ambiente.

E não estamos falando apenas de fotos posadas, com a família e os amigos. Imagens de paisagens, por exemplo, ficam lindas quando ampliadas e fixadas na parede, em uma bela moldura. Também é possível – e muito simples e eficaz – espalhar porta-retratos coloridos pelo quarto ou montar um mural de fotos, tente!

Fonte: http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2014/02/12/10-dicas-para-renovar-a-decoracao-do-quarto-sem-gastar-muito.htm

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.