menu

bolha imobiliaria no brasil

Em agosto de 2013, o estadunidense vencedor do prêmio Nobel de Economia, Robert Shiller, esteve no Brasil e afirmou que o país poderia vivenciar uma bolha imobiliária. Já em abril de 2014, em entrevista por e-mail ao jornal El PAÍS, Shiller manteve sua opinião desconfiada. Para o Nobel, os preços nas principais cidades brasileiras se mantêm excessivos. Entre 2008 e 2014, os imóveis valorizaram 200% em São Paulo e 250% no Rio de Janeiro.

Vale ressaltar que o norte-americano antecipou a crise no setor nos Estados Unidos, responsável pelo colapso mundial a partir de 2008. Nessas entrevistas, Shiller fez questão de lembrar que não é um especialista sobre o caso brasileiro, por isso, suas projeções não são totalmente convictas. De fato, o tema “bolha imobiliária” é controverso, mas o Mestre em Gestão e Estratégia de Negócios, Teotônio Costa Rezende, publicou artigo com uma série de argumentos refutando, ao menos por enquanto, os perigos de uma bolha no Brasil. A seguir os principais:

Mercado imobiliário comprimido durante a hiperinflação do início dos anos 90

Nesse período crítico da economia brasileira, o preço dos imóveis manteve-se estável e sequer acompanhou a elevação dos custos da construção. Sendo assim, o aumento dos últimos anos é atribuído a perdas passadas.

Não se trata de investimento

A maioria das transações imobiliárias é para moradia própria. No Brasil, o deficit habitacional ainda é de 7 milhões de unidades. Portanto, imóvel para os brasileiros trata-se de uma necessidade e não de um investimento.

Crédito imobiliário relativamente pequeno

O crédito para o setor imobiliário não representa mais do que 8% do PIB do país. Nos Estados Unidos, essa relação chega a 80% e na Europa gira em torno de 60%. Nesse princípio, o mercado de imóveis ainda tem muito espaço para se expandir no Brasil. Também vale ressaltar que o programa “Minha Casa, Minha Vida” aporta um grande volume de subsídios. Esses valores não são considerados financiamentos e não representam riscos para o Sistema Financeiro Nacional.

Bancos responsáveis pela análise de crédito

Isso facilita o acompanhamento dos órgãos fiscalizadores e faz com que os bancos tenham um maior rigor na aprovação do crédito. Afinal, são totalmente responsáveis em casos de perda de capital. Prova desse argumento está na inadimplência atual do mercado imobiliário, que fica em torno de 2%.

 

Fonte: Portais Imobiliários

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.